Top 5



0 comentários
Lorraine Lopes

Cinema Paradiso, que estará em exibição na sessão do dia 23 de junho do Cinecom, é um filme que fala sobre o cinema, mas não é o único nem o primeiro a abordar o assunto. Esse tipo de metalinguagem, do cinema falando do cinema, começou há mais de 100 anos com o curta de comédia do ano de 1909 chamado “Those Awful Hats” (algo como “esses chapéis horríveis”), de apenas 3 minutinhos, e continua a aparecer de tempos em tempos na grande tela. Pensando nisso, o TOP 5 de hoje é sobre os filmes que têm o próprio cinema como tema e de como essa arte emociona dentro e fora dela mesma.

5 - Cine Majestic (The Majestic - 2001)

Um dos poucos filmes de drama estrelados por Jim Carrey, Cine Majestic é sobre um roteirista que vive na década de 50 e está sendo acusado de aderir às ideias comunistas (lembrando que isso era crime nos EUA da época), perdendo assim seu emprego. Desiludido e desempregado, Peter (Jim Carrey) sofre um acidente de carro, que cai no rio. Sem memória e levado pela correnteza, ele acaba numa pequena vila e é confundido com o filho desaparecido na guerra do dono do cinema da cidade, o cine Magestic do título.

4 - A Rosa Púrpura do Cairo (The Purple Rose of Cairo - 1985)

Considerado um clássico do cineasta Wood Allen, esse filme se passa durante a Grande Depressão americana e conta a história de Cecilia, uma garçonete triste e solitária que usa os filmes de Hollywood para fugir de sua realidade. Até que um dia, completamente encantada por um filme de seu ator favorito, Cecilia vê o personagem principal sair da tela diretamente para sua vida. Apesar da situação irreal, o filme mostra de maneira criativa e sensível como Cecilia se deixa envolver e se apaixonar, oscilando entre a realidade e a ficção.

3 - Tapete Vermelho (2005)

Quinzinho é o autêntico sertanejo, vivendo com a mulher Zumira e o filho Neco num pedacinho de terra longe de qualquer cidade. Mas Quinzinho vai largar seu pedaço de terra para cumprir uma promessa: a de levar o filho para assistir a um filme do Mazzaropi no cinema, assim como seu pai o levou quando era menino. Junto ao burrinho Policarpo, Quinzinho e sua família então viajam à procura de um cinema que, nos dias de hoje, ainda possa exibir "o tar firme", passando, pelo caminho, por situações que fazem alusão aos filmes do próprio Mazzaropi.


2 - Cantando na Chuva (Singin' in the Rain - 1952)

Cantando na Chuva é sobre a transição do cinema mudo para o falado e sobre como isso afetou a vida de atores e cineastas da época. O casal queridinho de Hollywood, Don Lockwood e Lina Lamont, vai, pela primeira vez, gravar um musical. O problema é que Lina não sabe canta de jeito nenhum e a estreante Kathy é chamada para lhe emprestar a voz. Entre confusões nas gravações, Don se apaixona por Kathy e faz de tudo para que seu talento seja reconhecido, piorando ainda mais a situação nos estúdios. Cantando na Chuva é um belo filme, tanto visualmente quanto musicalmente, e possui o bem merecido título de maior musical de todos os tempos.

1 - Cinema Paradiso (1988)


É impossível para quem assiste a esse filme negar a delicadeza e a doçura da trama. Cinema Paradiso conta a história de Salvatore, um famoso cineasta que é levado a relembrar, após a morte de um velho amigo, toda a sua vida, desde a infância: a infância pobre de “órfão da guerra”, as sessões de Casablanca e Charles Chaplin no cinema da pequena vila onde morava, as próprias experiências como cineasta amador... O velho amigo cujo funeral faz com que Salvatore retorne à sua terra natal é Alfredo, o antigo projetor do cinema que dá título ao filme, e que ensinou a Toto como o cinema pode ser mágico e encantador.

0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post