THE FIVE-YEAR ENGAGEMENT



0 comentários

Oy!

Crítica nova pessoal!

CINCO ANOS DE NOIVADO: Ou os 124 minutos que mais parecem cinco décadas

The Five-Year Engagement 
Tradução: Cinco Anos de Noivado
Ano: 2012
Direção: Nicholas Stoller
Roteiro: Jason Segel e Nicholas Stoller
Origem: EUA
Nota: 7

É sobre o que?

Violet (Emily Blunt) e Tom (Jason Segel) vivem uma linda história de amor. O único detalhe é que eles nunca conseguem marcar o dia do casamento. Se numa hora eles marcam, alguma coisa acontece e a cerimônia precisa ser adiada.Perto de completar cinco anos, tudo está certo para o tão aguardado casamento e agora nada mais pode dar errado. 
A primeira coisa importante que você deve se lembrar é que casamento requer comprometimento. A segunda é que ele te leva à loucura.

Eu gostei de:

O história começa com a transição do relacionamento de Tom e Violet que, após um ano desde que se conheceram, ficam noivos. Tom é um chef de cozinha bem sucedido e está prestes a ser promovido em um restaurante em São Francisco, enquanto Violet é uma psicóloga que espera ansiosamente pela sua carta de aceitação para um curso de graduação em Psicologia Social na Universidade de Berkley. Entretanto, ela é aceita na Universidade de Michigan e Tom rejeita a promoção de emprego para mudar de cidade junto com sua noiva durante o seu curso de dois anos.

O casamento dos dois é deixado de lado. Violet sempre quis seguir uma carreira profissional, dessa forma, ela se dedica exclusivamente à sua graduação. Enquanto isso, Tom encontra problemas em se encaixar profissionalmente na nova cidade. De chef de cozinha de um refinado restaurante em São Francisco, ele se torna cozinheiro de um fast-food, mas continua sem reclamar, prezando e apoiando a felicidade de sua parceira.

Passados dois anos, o cenário se inverte quando a estadia de Violet em Michigan é estendida após a oferta de uma pós-graduação. Assim, os dois teriam de ficar indefinidamente na cidade, o que leva Tom a entrar em profunda depressão devido ao seu fracasso profissional e, consequentemente, no seu relacionamento.





Embora exista alguns momentos de humor exagerado e ineficiente, em sua maioria – exceto pela grande quantidade de funerais (humor negro, quem não curte?) -  o longa possui alguns momentos risíveis e ganha alguns créditos por fugir ligeiramente do padrão de comédias românticas ao dialogar honestamente sem desafiar a inteligência de seus espectadores. Expõe e problematiza as implicações emocionais de seus personagens que tentam se esquivar das responsabilidades e da pressão de se tornarem adultos e se encaixarem à esse padrão da sociedade: casar, ter filhos, envelhecer e morrer.

O longa mostra um relacionamento ainda imaturo, constrangido, porém, honesto, assim como em alguns momentos da vida real. Tom e Violet se amam e são um casal comprometido, mas isso não significa que eles não possam ser cruéis com eles mesmos e reagirem da mesma forma diante das baixas expectativas de seu relacionamento.

Além dos protagonistas, há diversos outros personagens secundários interessantes e bem interpretados. A atuação de Emily Blunt é excelente, enquanto Jason Segel novamente faz o papel de Marshall. Chris Pratt também surpreende ao lado de Alison Brie.



Eu não gostei de:

Cinco Anos de Noivado (2012) é exaustivamente longo, a narrativa se perde durante os cruéis 124 minutos e os protagonistas muitas vezes são deixados de lado devido à inserção de personagens secundários que diminuem a dinamicidade e o desenvolvimento da história principal.

Além de Jason Segel continuar com sua insistência em aparecer pelado em todo filme que faz, outra deficiência do longa é o seu próprio título entregar gratuitamente o desenvolvimento e desfecho da trama.



Vale a pena? Vou gostar?

Se você realmente curte comédias românticas, eu acho uma boa pedida. Do contrário, se torna apenas mais um filme enfadonho com desfecho convencional. Esses cinco anos de noivados que mais parecem cinco décadas é cansativo, mas, no final das contas, sua história se encaixa e se torna uma comédia, até mesmo charmosa, que consegue ilustrar bem uma relação amorosa contemporânea.
Eu não acho que possamos resolver todos os nossos problemas antes de nos casarmos, mas prometo que eu te amarei por todo o caminho que percorrermos. 
Trailer:

0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post