Oscar 2013



0 comentários



Por Frederico Maritan 
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou os vencedores do Oscar 2013 para os melhores filmes de 2012. O grande destaque da noite foi para as poucas premiações recebidas para o filme Lincoln, que recebeu 12 indicações e apenas duas estatuetas. As principais “zebras” foram as premiações de melhor diretor e filme, vencidas por Ang Lee e Argo, respectivamente. Confira os premiados da cerimônia da noite de ontem:


Melhor Filme – Argo desbancou o Lincoln e foi o vencedor da categoria, apresentada por Jack Nicholson e Michelle Obama (esta, direto da Casa Branca), acrescentou um desnecessário cunho político à premiação. O curioso é que Bem Affleck (diretor da obra), não foi indicado à categoria de melhor direção.
Melhor Ator -  A premiação mais previsível (brilhante atuação) foi a de Daniel Day-Lewis, talvez Denzel Washington fosse o único capaz de se equiparar ao trabalho de Lewis. O ator irlandês não gravava um filme desde 2008, quando também recebeu o prêmio por Sangue Negro  - do brilhante Paul Thomas Anderson.
Melhor Atriz –
Jeniffer Lawrence foi premiada, mesmo com atuações superiores à sua.  Emmauelle Riva, Quvenzhané  e Jéssica Chastain mereciam muito mais a honraria.
Melhor Ator Coadjuvante
– Christoph Waltz  venceu em uma categoria onde todos os outros participantes já possuíam a estatueta  e atuaram com possibilidades de leva-la novamente. Robert De Niro (voltou a “atuar” após um longo período de preguiça), Alan Arkin, Philip Seymour Hoffman e Tommy Lee Jones foram os derrotados.
Melhor Atriz Coadjuvante –
Anne Hathaway se encontrava em uma posição como a de Daniel Day-Lewis.
Melhor Diretor – Ang Lee. Spielberg merecia o prêmio, só isso.
Melhor Roteiro Original –
Se existe algo que Tarantino preze em seus filmes (além da carnificina), com certeza é a originalidade de seus roteiros. Vitória merecida!
Melhor Roteiro Adaptado –
Argo não foi o filme que mais arrecadou estatuetas, mas se consagrou o grande vencedor da noite.
Melhor Filme Estrangeiro – Haneke, recebeu  o prêmio por Amour, depois de perder para O Segredo dos Seus Olhos em 2010, com seu brilhante, A Fita Branca.
Melhor Longa-Animado – Valente
Melhor Trilha Sonora Original –
As Aventuras de Pi, que arrecadou mais três estatuetas e foi o filme com o maior número prêmios da noite.
Melhor Canção Original –
Skyfall –007 Operação Skyfall -  Dificilmente a franquia sairia sem algum prêmio em seu cinquentenário. E a música de Adele era realmente a melhor.
Melhores Efeitos Visuais – As Aventuras de Pi.
Melhor Maquiagem –
Os Miseráveis.
Melhor Fotografia –
As Aventuras de Pi.
Melhor Figurino –
Anna Karenina.
Melhor Direção de Arte
Lincoln, o maior injustiçado da noite.
Melhor Documentário –
Searching for Sugar Man.
Melhor Documentário em Curta-Metragem –
Inocente.
Melhor Montagem –
Argo.
Melhor Curta –
Curfew.
Melhor Curta Animado –
Paperman.
Melhor Mixagem de Som – 007 Operação Skyfall e A hora mais escura.
Melhor Edição de Som – OsMiseráveis.

0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post