Cinco filmes sobre a Segunda Guerra



0 comentários

por Lucas Constantino
Um dos melhores filmes para entendermos o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial é, sem dúvidas, o  "Grande Ditador" - que será exibido no próximo domingo (24) no gramado das 4 pilastras.

Além dele, o "Top 5" da semana fala de filmes que abordam a Segunda Guerra. Os apaixonados em História amam ver a realidade retratada nas telas da sétima arte. Mas também é uma ótima oportunidade de aprendizado àqueles que não conhecem muito bem alguns fatos sobre aquilo que já aconteceu no mundo. Misturando ficção e realidade, os filmes buscam trazer ao expectador a sensação de um imediato histórico.



5 - A Queda - As Últimas Horas de Hitler (2004)
Baseado nos relatos de Traudl Junge e no livro de Joachim Fest, o filme conta como se sucederam as últimos anos do exército alemão em meio à Segunda Guerra. Narrado pela personagem que interpreta Traudl Junge, é um filme histórico recheado de referências.







4 - O Resgate do Soldado Ryan (1998)
Dirigido por Steven Spielberg, vencedor do óscar de melhor diretor, conta a história de um resgate. Uma tropa comandada pelo soldado interpretado por Tom Hanks é incumbida de encontrar James Ryan. A equipe desembarca então no dia D e só poderá, segundo ordens superiores, regressar ao EUA se achar o soldado Ryan - o mais novo de quatro irmãos mortos em batalha.





3 - A Lista de Schindler  (1993)
Conta a controversa história de Oskar Shindler: embora simpatizasse com o Partido Nazista, conseguiu através de sua humanidade salvar mais de mil judeus empregando-os na sua fábrica. É também dirigido por Steven Spielberg e vencedor de sete estatuetas do Óscar. Sai um pouco do campo de batalha, para contar como era a repressão o anti-semitismo nazista.





2 - O Pianista (2002)
A história se passa num dos territórios invadidos pelo exército alemão, no caso a Polônia. Com a invasão, os judeus poloneses sofrem uma série de repressões e censuras por parte dos nazistas. O filme mostra o surgimento do Gueto da Varsóvia, mas também qual o trágico destino da família do pianista, Wladyslaw Szpilman, que tem de se abrigar nas ruínas abandonadas para poder sobreviver.
Vencedor de três óscars, é inspirado na autobiografia do pianista.




1 - Bastardos Inglórios (2009)
Um dos melhores filmes de Quentin Tarantino e injustiçado por não ter ganhado o óscar de melhor filme em 2010. "Bastardos Inglórios" não é roteiro adaptado, é original. Tarantino conta a história de um grupo de "bastardos" de origem judaica que se reúne na Alemanha para se vingar dos nazistas. Paralelamente ao grupo, uma mulher judia - que perdeu toda a família - arma um plano para incendiar toda cúpula do partido nazista em seu cinema. Entre quase descobertas por parte do vilão, interpretado impecável por Christoph Waltz, o roteiro consegue aquilo que todos já quiseram um dia: mudar a história. Vencedor de apenas um Óscar, Bastardos Inglórios é um dos filmes mais injustiçados pelos "membros da Academia".

Mas também não podemos nos esquecer do clássico desenho do Pato Donald sobre o Nazismo:

0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post