TOP 5: Especial de Natal - Parte 1



1 comentários
Por  Lucas Humberto

Hohohoho! Olá a todos! Bem vindos a primeira parte de nosso especial de natal do TOP 5! Hoje iremos colocar os meus filmes de Animação favoritos cujo tema é essa data especial. Embarquem nesta viagem natalina, e vamos a lista!

Ouça enquanto lê:
(Sim, eu gosto da versão dublada além da legendada! Me joguem tomates!)

5º Lugar
O natal dos Flintstones ( A Flintstones Christmas Carol, 1994, USA)




Embora seja uma animação lançada diretamente em DVD, lembro muito bem dos especiais de natal do Cartoon Network que sempre exibiam esse clássico. Na história, Fred ganha o papel de interpretar Scrooge, e começa a agir como tal. Começa a se afastar de sua familia e amigos, ficando mais carrancudo e ignorante, até que é visitado pelos fantasmas dos natais que mostram a ele o quão errado ele tem sido.

É muito divertido ver os Flintstones comemorando o natal (meio que eles são da idade da pedra não? Como eles tem presépios?!), e este especial é uma obra de arte. Os diretores cuidaram até mesmo de chamar de Ned (ao invés de Fred) o sobrinho de Scrooge, para não ser confundido com o protagonista do desenho. Colocar os personagens como atores para uma peça também foi uma boa jogada, ao invés de simplesmente recriar o conto na idade da pedra.

Eu sou fã de carteirinha da família mais conhecida da idade da pedra (assim como sua contra-parte do futuro, os Jetsons), por isso quis deixar essa divertida animação aqui!

4º Lugar
O Expresso Polar ( The Polar Express, 2004. USA)


O Expresso Polar, o primeiro filme a digitalizar completamente um ator de carne em osso (Tom Hanks). Na história, o jovem protagonista anonimo que não acredita mais em Papai Noel. Então, na vespera de natal, um misterioso trem de ferro surge na porta de sua casa para leva-lo em uma alucinante viagem para o polo norte, com direito a musicas, fantasmas, descarrilhamentos e outros problemas, para no fim, finalmente conhecerem o bom velhinho.

Lembro que a coisa que mais gostei neste filme não foi a história ou as musicas, mas sim, a incrível animação. Os detalhes foram muito bem trabalhados, seja na locomotiva, na neve ou no rosto dos atores. O que torna isso tudo ainda mais impressionante é que as "filmagens" duraram apenas 40 dias!

Devido a sua bela arte (e a ótima "atuação" de Tom Hanks), O Expresso Polar conquista o 4º lugar. Vejam uma das canções de natal do filme:



3º Lugar
Os Fantasmas de Scrooge ( A Christmas Carol, 2009, USA)



Outro filme de nossa lista baseado no livro Um Conto de Natal, de Charles Dickens, Os Fantasmas de Scrooge, da Disney, trazem Jim Carrey (ele novamente!) no papel de Scrooge, desta vez em sua versão original, de um velho rico ranzinza que acredita que o natal é uma farsa. Na noite de natal Scrooge recebe a visita do fantasma de seu antigo sócio na noite de natal, que diz estar preso na terra devido a ganância do velho, e que ele teria a chance da redenção, ao ser visitado por 3 fantasmas. Durante a noite, os fantasmas dos natais passado, presente e futuro aparecem para ele, mostrando como sua vida tem sido e como ela afeta os outros.

A animação, do diretor de Expresso Polar, utiliza recursos de captura de performance, criando assim uma animação bastante realística. Outro atrativo do filme é ver atores como Jim Carrey e Gary Oldman em versão animada. Por sinal, Jim Carrey é o que mais acumula papéis no filme: ele é Scrooge, assim como os 3 fantasmas que o visitam, todos modificados usando animação. 

Pela qualidade gráfica e bonita história, Os Fantasmas de Scrooge é uma excelente escolha para assistir com a família, e leva o 3º lugar em nosso rank! 


2º Lugar
Oito Noites de Loucura ( Eight Crazy Nights, 2002, USA)


Eu nunca consegui entender como esse filme recebeu tantas criticas negativas e como não conseguiu lucro algum... acho que é um pouco em parte do tema (é um pouco menos sobre natal, e um pouco mais sobre Hanukkah, a festa dos Judeus), um pouco devido ao pequeno preconceito que muitas pessoas tem com o Adam Sandler (tipo o preconceito que elas tem com Nicolas Cage eu acho!) e talvez por que o filme seja realmente meio ruim... mas enfim, eu gostei muito, e aqui ele está. Na história do filme, Davey Stone é um alcoólatra de 33 anos que possui um longo histórico criminal devido as confusões que sempre apronta. Ao ser pego depois de fugir de um debito que não quer pagar em um restaurante e destruir duas estatuas de gelo sobre natal e Hanukkah, ele está para ser condenado a muitos anos na prisão, quando Whitey Duvall, um antigo juiz da liga de basquete da cidade intervem, dizendo para o juiz mudar a sentença de Davey para serviços comunitários sob a observação de Whitey. O juiz aceita, embora já deixe avisado que caso ocorra uma confusão sequer durante este periodo de sentença, Davey pegaria 10 anos na cadeia. A medida que o filme passa, conhecemos mais do passado de Devey e de Whitey, e os motivos deles serem como são.

Esta animação não é para crianças. Mesmo com o tema natalino/festivo, o filme aborda temas pesados com um pouco de um humor negro e de teor sexual, assim como temas como a solidão, o alcoolismo e a depressão.

Não sei exatamente por que simpatizo tanto com este filme, quase desconhecido. Acho que é em parte por diferenciar em muito das histórias bonitinhas e alegres do natal, apresentando alguém que tem sérios motivos para odiar a data, o que muda completamente o ponto de vista normalmente apresentado neste tipo de obra. Outro motivo que recomendo o filme são as boas musicas, os personagens carismáticos e a história em si, que te faz rir e chorar em alguns momentos do filme.

Caso tenham a oportunidade, vejam o filme, nem que seja por curiosidade! Abaixo tem o trailer em ingles, caso tenham curiosidade:

1º Lugar
O estranho mundo de Jack (The nightmare before christmas, 1993, USA)


E finalmente chegamos no nosso primeiro lugar! (Embora muitos tenham adivinhado devido a musica para se ouvir enquanto lê...)

A minha animação favorita, de Tim Burton, apresenta Jack Skelingtom, o Rei da Abobora, que está cansado de seu feriado, o Halloween. Andando pela floresta ele encontra uma estranha porta, que o leva a um estranho lugar, chamado Cidade do Natal. Ele não acredita no que ele vê, aquelas pessoas cantando musicas felizes, sem estar mortas, jogando bolas de neve ao invés de cabeças! A felicidade de natal o confunde, e o faz querer aquilo para si. Ele então resolve poupar o trabalho do rei daquela cidade, o "Papai Cruel", e resolve assumir o feriado para si!

Até hoje um dos filmes de Tim Burtom mais elogiados pela critica e de maior sucesso de publico, O Estranho Mundo de Jack foi lançado em 1993, recebendo uma adaptação em 3D 2006. 

Eu sou muito suspeito para falar deste filme, devido a gostar tanto dele. As músicas, o estilo da animação, as expressões de Jack, os personagens carismáticos como a doce Sally e o maligno Bicho Papão (Ou monstro verde, ou Oogie Boogie no original)... Até mesmo as duas dublagens que o filme teve no Brasil ficaram boas!

É um filme que vale realmente a pena ver, seja em português, inglês ou até mesmo em italiano (que deixa o filme 50% mais engraçado. Se não acreditam, vejam Cos'è, a versão italiana da musica O que é isso, a que é sugerida a se ouvir no post!). Essa magnifica obra de animação arremata com louvores o primeiro lugar de nossa lista, apresentando um tom mais sombrio para o natal!

Fiquem com a música Oogie Boogie Song (minha favorita) ,e até quinta-feira quivem, quando teremos nosso especial de natal parte 2, apresentando o TOP 5 de filmes natalinos, em comemoração a exibição de A Felicidade não se Compra!

Abraços!






1 comentários:

gustavo pereira at: 13 de dezembro de 2012 às 19:18 disse...

eu adoro esses top tops que surgem nesta época do ano! dá pra encontrar tanta coisa boa que a gente deixou passar!
não sei se é minha animação de natal favorita, mas "o estranho mundo de jack" tem, óbvio, um lugar especial na minha lista de favoritos. eu tenho até um oogie boogie de pelúcia! :D
quanto aos outros filmes preciso achar um tempinho pra conferir...

Postar um comentário

newer post older post