Boxinng Day e o universo hooligan



0 comentários
Frederico Maritan

O dia 26 de dezembro foi a melhor data em que este texto poderia ser postado, mas como não foi possível, o fiz hoje. Deve estar se perguntando o que faz do dia após o Natal ser tão especial assim. Pois bem, eu explico. Para os amantes do futebol inglês (principalmente a Premier League), é no 26 de dezembro que se comemora o boxing day, tradicional rodada da primeira divisão inglesa, pra variar, repleta de estádios lotados. O texto se encaixaria bem porque se trata de uma resenha do filme The Real Football Factory (2004), uma jornada pelo mundo dos já conhecidos hooligans.



Imersão ao universo hooligan

No ano de 1985 os hooligans (torcedores violentos) atingiram o ápice de sua violência. Durante a final da Copa dos Campeões da Europa entre Juventus (Itália) e Liverpool (Inglaterra), realizada no estádio Heysel na Bélgica foram mortos 38 torcedores e os responsabilizados por essa tragédia foram os torcedores ingleses.
Nesse cenário de muita violência e paixão pelo futebol é que o filme Violência Máxima - The Football Factory (2004) desenvolve sua história. A parceria entre Nick Love (diretor) e Danny Dyer já rendeu outras três obras: Goodbye Charlie Bright (2001), The Business (2005) e Outlaw (2007). Dyer interpreta Tommy Johnson, um torcedor apaixonado por seu clube de coração (Chelsea). Entediado por sua vida monótona e sem grandes perspectivas, o futebol é sua principal distração, seja torcendo por seu clube ou entrando em uma violenta briga com torcedores de outros clubes.
Tommy em uma de suas brigas

A obra se passa na Inglaterra na cidade de Londres e mostra como os hooligans agem somente pelo prazer de um combate com torcedores rivais. É impressionante como mesmo apanhando em algumas batalhas, os violentos torcedores se sentem orgulhosos por terem participado dessas lutas.
A violência é muito presente no filme. É interessante ver como a paixão pelo futebol é levada ao extremo pelos torcedores, sendo a principal preocupação e refugo na vida dos hooligans. Fazer parte dessas organizações funciona como um fator de relacionamento entre seus integrantes, ou seja, se uma pessoa fizer parte da torcida rival, ela se torna um inimigo e adversário para as brigas.
Violência Máxima (2004) é um filme excelente para os apaixonados pelo futebol, ele é ideal aos torcedores que fazem loucuras por seus clubes e que mesmo perdendo ou ganhando se orgulham de torcer por esse clube. Confira o trailer do filme: 

E para os interessados no universo hooligan, o filme ainda inspirou uma série sobre os movimentos ao redor do mundo. A série se chama TheReal Football Factories (2006) e é apresentada pelo próprio Danny Dyer qu viajou por nove países (Brasil, Turquia, Argentina, Itália, Sérvia, Holanda, Polônia, Rússia e Reino Unido) durante as gravações. 

0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post