Anime-se! - Caverna do Dragão



0 comentários

Por Lucas Humberto

Olá a todos! Como estão nessa ultima semana do mundo? (de acordo com os exagerados) Independente se o mundo acabar sexta ou não, hoje tem Anime-se!

Hoje iremos relembrar um dos desenhos mais conhecidos dos brasileiros, aquele que mesmo tendo apenas 27 episódios produzidos todos juram que já viram muito mais! Aquele que é o desenho mais reprisado da Rede Globo! Sim, aquele que todos adoram: Caverna do Dragão!  


Juntem-se a mim e a este grupo de aventureiros que buscam voltar para casa para relembrarmos este grande desenho!

Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons, 1983, USA)


(Ilustração em estilo realista dos personagens, por Alexandro Salles)

Caverna do Dragão estreou no Brasil em 1986, mesmo sendo lançado nos EUA em 1983, com grandes controvérsias e rumores. Na história acompanhamos as aventuras dos 6 protagonistas - Hank, Sheyla, Diana, Eric, Presto e Bob - em busca de um meio de retornar para casa. Auxiliado pelo Mestre dos Magos eles seguem em busca de um jeito de voltar para casa.

A seria causa simpatia até hoje pela situação de seus personagens: Crianças lutavam para sobreviver em um mundo cheio de monstros, sendo frustados diversas vezes ao tentar achar um meio para voltar para casa. Confrontados sempre com dilemas morais, no episodio O Cemiterio dos dragões, talvez o mais polêmico da série, os personagens chegam a cogitar matar seu arqui-inimigo, o Vingador.

A serie teve um total de 27 episódios apenas, em 3 temporadas. Uma curiosidade sobre os episódios do desenho: Nunca foi feito um "episódio de origem", que mostra os personagens chegando no mundo. Estas cenas são mostradas apenas na abertura original do desenho:


O episódio final da serie também nunca foi produzido. Seu titulo é Requiem, e foi escrito pelo roteirista da serie, Michael Reeves, quem chegou a publica-lo em seu site. Essa história pode ser conferida em quadrinhos, feitos por Reinaldo Rocha, que pode ser baixado aqui. Um outro fã fez também uma montagem contando resumidamente o final, e esta pode ser visualizada no Youtube:



Quando foi exibida nos EUA, Caverna do Dragão foi apontado como sendo o desenho animado mais violento na TV. Essas acusações tinham pouco a ver com o conteudo do desenho (mesmo as flechas de energia de Hank não era pontiagudo!) e mais com sua ligação com D&D (Dungeons & Dragons, mesmo titulo da série), o RPG que serviu de inspiração para o desenho, que sofria preconceito severo na década de 80.

Em meados dos anos 90 vários rumores surgiram falando que, na verdade, os personagens haviam morrido em um acidente n montanha-russa e trazidas ao inferno. O Mestre dos Magos e o Vingador seriam ambos faces do demônio, que davam falsas esperanças as crianças. Até mesmo Uni, a filhote de unicórnio seria o mal encarnado, evitando sempre que os jovens voltassem para casa! Esses rumores foram fortemente desmentidos por Michael Reeves, o roteirista da série.

Caverna do Dragão até hoje é exibido na Rede Globo, aos sabados de manhã, e sempre que posso assisto. A serie além de ser baseada no meu RPG favorito sempre foi algo diferente dos desenhos, trazendo um tom mais sério do que se estava acostumado na TV. Ela é facilmente encontrada completa no Youtube, e o box de DVD contendo os 27 episodios pode ser encontrado em lojas virtuais.

E por aqui se encerra mais um Anime-se! Espero que tenham gostado de relembrar esse clássico pessoal! Até a próxima!





0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post