SAFETY NOT GUARANTEED



0 comentários

(me deu um súbita vontade de voltar com o banner antigo)

Oy!

Depois de uma pequena pausa, estamos aqui novamente!
Então, sabe aquele filme que te cativa tanto, que quando ele termina, você deseja voltar no tempo para poder assisti-lo como se fosse a primeira vez? 
Você sabe que a partir de agora, por mais que você assista-o novamente, nada daquilo será inédito, nada será novo, e você sente uma leve tristeza e insatisfação...?
Foi exatamente o que eu senti no final de Safety Not Guaranteed (2012) tema do texto dessa sexta-feira!

SAFETY NOT GUARANTEED: Uma despretensiosa comédia indie disfarçada de Sci-Fi. 


Safety Not Guaranteed
Tradução: Sem tradução oficial
Ano: 2012
Direção: Colin Trevorrow
Roteiro: Derek Connolly
Origem: EUA
Nota: 9

É sobre o quê?

Intrigados com um classificado de jornal no qual um cara está a procura de um companheiro para uma viagem no tempo, o jornalista Jeff (Jake Johnson) e seus dois estagiários Darius Britt (Aubrey Plaza) e Arnau (Karan Soni), saem a procura do excêntrico Kenneth Calloway (Mark Duplass) que construiu uma máquina do tempo e realmente acredita que é possível voltar ao passado.
-Vocês vendem armas aqui?
- Que tipo de armas?
- Eu não sei....algo sexy e acessível, com poder destrutivo.
- Você já enfrentou a morte certa?
- Se eu estivesse tão certa, não estaria aqui, não é?


Eu gostei de:

Dos mesmo produtores de Pequena Miss Sunshine (2006) e ainda sem previsão de estreia no Brasil e sem tradução oficial, o filme vencedor do Sundance Film Festival 2012 traz uma realista, porém fantasiosa, história carregada de uma extrema simpatia e leveza.

É uma comédia de muitas maneiras, mas há uma contradição: ela trata os personagens com muito carisma, e por mais absurdo que possa parecer, trata a viagem no tempo como um assunto sério e evita todos os paradoxos conhecidos pelo qual a tornaria impossível. Isso não quer dizer que essa viagem realmente é possível, ou não. A curiosidade fica em torno de um final brilhante que se torna completamente satisfatório enquanto não prova nada. O que significa é que a história se passa inteiramente no presente, e a viagem no tempo fornece o assunto e não uma abordagem científica sobre ela. Confuso? Continue lendo que vou tentar explicar!

Confesso que quando li a sinopse, eu não o valorizei o suficiente e pensei "Mas que puta filme indie do caralho....". Então, comecei a assistir só para passar o tempo, sem muitas pretensões.....e ele acabou se tornando uma grande surpresa. Aqui temos um grande exemplo de que é possível fazer algo incrível, com um baixo orçamento.
- Porra, lasers? Que tipo de lasers?
- Não sei, não sou uma maldita Stormtrooper.
- Stormtroopers não sabem nada sobre lasers ou viagens no tempo, eles são trabalhadores de colarinho azul.


O diretor Colin Trevorrow e o roteirista Derek Connolly criaram um enredo baseado em uma história real na qual um maluco, em 1997, emite uma nota em um classificado na revista Backwoods Home Magazine e, posteriormente, se tornou um viral. No anúncio, ele está a procura de um acompanhante para uma viagem no tempo. Ele afirma que isso não é uma brincadeira e que o acompanhante será pago quando voltarem. A pessoa deve estar munida de armas e que a "segurança não é garantida". É uma história que, nitidamente, embarca em uma premissa que se apoia na perspectiva de dar um salto repentino da realidade para o domínio da pura imaginação.

A partir disso, temos um roteiro que permeia a partir da curiosidade do jornalista Jeff que reúne dois estagiários para acompanhar e ajudar a escrever uma matéria sobre esse viajante no tempo chamado Kenneth. Eles vão tentar descobrir se esse cara realmente acha que isso é real ou se está só brincando, se ele é apenas um doido ou um gênio incompreendido.

O mais interessante dessa história é que ela não se trata apenas sobre a possibilidade de se viajar através do tempo, e sim sobre as pessoas e sua forma de relacionar; de como estamos sempre tentando recuperar momentos e pessoas que se perdem ao longo dos anos. E desta forma, volátil, o sentido metafórico do tempo, escapa de nossa visão e se torna inconstante. Todos nós, em algum nível, desejamos voltar no tempo.
Eu definitivamente voltaria no tempo. Tudo que é legal se foi. Os astecas, pessoas se matando...você não gostaria de ver os dragões e os elfos lutando uns contra os outros em uma floresta mágica? 
Primeiro temos Jeff, interpretado por Jake Johnson - o Nick da série New Girl (2011) - que está passando pela sua "crise dos 30 anos", um perfeito clichê. Ele é um jornalista e utiliza a matéria do viajante como um pretexto para voltar a Ocean View, lugar onde Kenneth reside, e encontrar uma antiga paixão da adolescência. Quando ele a reencontra, se surpreende com sua aparência física atual e robusta, e frustra-se diante da imagem que ele antes possuía dela quando jovens. Também temos Arnau que é um dos estagiários e cuja falta de auto-estima o faz perder todo o tempo de sua juventude e o impede de se relacionar.

Por fim, temos uma sucessão de cenas incríveis e envolventes, assim como a química entre os dois personagens principais. A recém formada em jornalismo e estagiária Darius Britt, interpretada brilhantemente por Aubrey Plaza - A April  da série Parks and Recreation (2009). Ela é uma garota visionária que, cansada do mundo real, começa realmente a querer acreditar que talvez essa aventura com o excêntrico Kenneth Calloway seja possível, cujo personagem que, inclusive, agrega aspectos de insegurança e paranoia. Ele chega até a acreditar que está sendo seguido e observado por agentes do governo.

Essa é a dupla, que ao longo do filme, articula uma cumplicidade e dinamicidade cativante. É diante dos dois que o filme cresce e desenvolve essa incrível história que se divide entre a fantasia e a realidade.

Outra coisa que não posso deixar de comentar, é que além do excelente grupo de atores e da belíssima fotografia, TEM ARCTIC MONKEYS NA TRILHA SONORA!!
É um tempo, um lugar, uma música. 
E você se lembra de como era quando estava naquele lugar, e então você escuta a música e sabe que não está mais lá, e isso faz você se sentir vazio. 
E você não pode mais viver aquilo novamente.
Eu não gostei de:

Apesar do filme ser incrível e blablabla, ele é indie ao extremo. Com direito a típicos personagens estereotipados e caricados, que estão sempre munidos de diálogos pretensiosos, tiradas espertinhas e frases de efeito prontas para virarem gifs no tumblr

Tem a anti-social e infeliz que nunca conseguiu se encaixar em nenhum contexto social de sua vida. Sempre se sentiu rejeitada e “fora de seu tempo”, mas que no fundo, sempre se isolava por achar que era melhor que as outras pessoas; temos o nerd indiano que não pega ninguém porque não se encaixa no padrão de beleza da sociedade e não possui confiança; o cara superficial de meia idade que quer pagar de garotão, até que se vê diante de uma relação que requer amadurecimento; e o viajante no tempo: excêntrico, sem família, nunca teve amigos e era zoado na escola.

Tudo tão clichê, tão previsível, que à primeira vista, se torna enfadonho.
- O que te faz pensar que há algo de errado com ele?
- Porque ele pensa que pode voltar ao passado.
- Então havia algo de errado com Einstein ou com o David Bowie?
Vale a pena? Vou gostar?

Certamente foi um dos melhores filmes que eu tive o prazer de assistir esse ano e será um que sempre recomendarei para todas as pessoas.

Além disso, o mais interessante é que ao mesmo tempo que ele é uma produção bem realista, pois ninguém acredita que uma viagem no tempo é possível, no fundo, você ainda torce que a fantasia se torne realidade e que o personagem principal realmente consiga fazer sua máquina do tempo funcionar. Apesar de leve, o longa te prende em um suspense que vai do início ao fim.

Será que tudo isso é verdade? Ele realmente acredita que pode voltar no tempo ou ele apenas usa isso como ilusão para fugir de acontecimentos do passado? Ele é louco? Se sim, ele sempre foi assim ou alguma coisa lhe causou isso? 

Para descobrir o final dessa trama, só depende da curiosidade de vocês de assistirem e contemplarem esse desfecho impressionante.

That's all folks, até semana que vem!
Contudo, no final do dia, vou precisar de alguém quando eu estiver duvidando de mim mesmo. E quando eu estiver inseguro e meu coração estiver falhando comigo?
Precisarei de alguém que fique ao meu lado quando as coisas começarem a ficar excitantes. 


Trailer:


0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post