Você sabe como é elaborado um figurino?



0 comentários

E aí, sabe? Pois é, o resultado que a gente vê nas telonas dá muito mais trabalho do que se imagina! Quer ver?


Bom, primeiramente, os diretores de arte e figurinistas se reúnem com diretores e roteiristas, para traçar um perfil de cada um dos personagens, onde ele vive, a época, o clima, etc. Esses são fatores determinantes de todo o figurino. Filmes como Maria Antonieta (2005), por exemplo, requerem o dobro de atenção, e são caracterizados por seu grande trabalho de pesquisa (por isso, talvez, filmes de época tenham certa predileção em premiações).


Depois, os figurinistas vão às compras: garimpam peças em lojas, brechós, e até mesmo mandam fazer.


Em seguida, vem a parte mais desgastante: as provas. Os atores devem experimentar os figurinos um por um, várias vezes, para que ajustes possam ser feitos, verificar o caimento da roupa, as combinações possíveis, se a roupa é adequada para a ação ocorrida na cena, etc.


Então, vem o trabalho de desgaste, para que a roupa não pareça recém-saída da loja (são usadas lixas, lavagem industrial, descolorantes...)

E existe ainda o trabalho de continuidade: uma cena de ação, por exemplo, requer várias mudas da mesma roupa, e se ela é rasgada, ou manchada de sangue, ou suja, a próxima muda usada deve ter as mesmas marcas nos mesmos lugares, o que requer uma atenção redobrada.


É interessante pensar no quão fundamental um figurino é para a ambientação e adequação de um filme. Ele é parte fundamental do contexto da história e em muitos casos, auxilia o próprio ator a entrar no personagem e criar seu jeito de falar, andar, se movimentar em cena, etc.


Enfim, o figurino constitui, juntamente com o cenário e os efeitos, a sua experiência visual de cada filme!

0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post