Top 5: Halloween



0 comentários

Hi guys! Hoje é dia 31 de outubro e para entrar no espírito de Halloween preparei um Top 5 especial pra falar de um dos meus gêneros preferidos. Antes de começar, quero dizer que foi muito difícil escolher apenas 5 filmes de terror, para isso eu tive que optar entre colocar os clássicos, que geralmente aparecem em todas as listas que vocês encontram na internet, ou montar uma lista com filmes tão bons quanto os já consagrados do gênero, mas que não tem a mesma repercussão. No final das contas, acabei decidindo pela segunda opção. Mesmo assim, prometo tentar agradar a todos os gostos. Agora chega de blá blá blá e vamos aos indicados ao Oscar lista:


5º lugar
Quando Chega a Escuridão (1987, Near Dark, USA)


Esse filme provavelmente deve ter entrado pelo sistema de cotas porque, como vocês já devem ter percebido pela minha dica de série, sou fã de histórias de vampiros. Mas não vá esperando uma trama parecida com filmes como Drácula, a história é um pouco mais moderna e mostra as "aventuras" de uma gangue de vampiros que espalha terror por onde passa. Porém, mesmo com essa atualização na história dessas criaturas, os aspectos sombrios que rodeiam esse mito permanecem.
Mas sabe qual é a melhor parte? O longa não é apenas um filme de terror, mas uma mistura de faroeste, road movies e, até mesmo, romance. Então não espere levar grandes sustos, se quiser algo mais assustador confira o restante da lista.
E outra, tem melhor maneira de começar uma lista de Halloween sem ser com um filme de vampiros? I don't think so...




4º lugar
Carrie, A Estranha (1976, Carrie, USA)

Esse é um filme para quem literalmente gosta de um banho de sangue. Eu disse que não teriam clássicos na lista, mas não tive como excluir Carrie, porque, entre outras coisas, me senti na obrigação de colocar um filme do Stephen King.
A história do longa gira em torno de Carrie (como vocês já devem ter imaginado), que é zombada pelos colegas após ter sua primeira menstruação e pensar que está morrendo, mas tudo muda quando as brincadeiras passam do limite e ela usa seus poderes paranormais para se vingar.
E ai vem a pergunta, mas porque esse filme é bom? GENTE, porque todos aqueles que sofreram bullying já pensaram em se vingar de seus valentões, mas Carrie foi além e definitivamente deu o troco em todos os que a ridicularizaram em um show pirotécnico digno de reveillon em Copacana. Em 2013 será lançado o milésimo remake do filme e ainda estou em dúvida se fico ansioso ou não.




3º lugar
Medo (2003, Janghwa, Hongryeon, Coréia do Sul)

Sim, um filme oriental em uma lista de filmes terror. Posso imaginar a cara de surpresa de vocês neste exato momento. Baseado em um conto sul-coreano, o filme conta a história de duas irmãs que, após passarem um tempo em um internato, voltam a morar com seu pai e sua madrasta em uma casa onde ocorrem estranhos acontecimentos.
Eu, particularmente, não considero os filmes de terror asiáticos tão bons e assustadores, mas essa concepção mudou quando assisti a Medo. O filme segue a estética dos filmes do gênero. Porém, esse aspecto somado ao roteiro muito bem elaborado e nada óbvio tornam o longa único, uma verdadeira obra de terror, e um dos melhores do gênero. O filme ainda conta com a participação especial da Samara, dO Chamado...


2º lugar
Suspiria (1977, Suspiria, Itália)

É claro que não poderia faltar um filme trash. Se você curte mortes exageradas, maquiagem “mal feita” e sangue fakeSuspiria com certeza vai te agradar. O filme conta a história de uma jovem americana que viaja para estudar balé em uma renomada escola na Europa e acaba descobrindo a existência da Wicked Witch of West de bruxas.
Apesar de trash, é possível perceber a preocupação de Dario Argento em outros segmentos estéticos do filme. A fotografia, por exemplo, foge dos padrões tradicionais dos filmes do gênero, que geralmente prezam pela construção de um clima sombrio por meio de pouca iluminação e uma fotografia mais escura. Em Suspiria ocorre o contrário, esse aspecto tem como marca as cores vibrantes. E esse contraste não é visto apenas nesse quesito, a trilha sonora - que por si só já merecia estar no topo dessa lista - é sensacional e se mostra suave (delicada) e contínua até em momentos de maior tensão, o que causa certo desconforto e apreensão no espectador.
Estou falando tão bem do filme que vocês podem estar se perguntando: “Se ele gosta tanto do filme porque diabos não colocou em primeiro lugar?”. Porque nem tudo é perfeito... o final de Suspiria é meio decepcionante e, por isso, ele fica com a medalha de prata.


1º lugar
Violência Gratuita (1997, Funny Games, Áustria)

Amado... ou odiado. Quem assiste ao filme não consegue sentir outra coisa. Funny Games é uma mistura de thriller e terror psicológico que vai além de mortes exageradas. O longa é todo construído a partir de uma crítica e não precisa apelar para monstros e outras criaturas para conseguir prender o espectador.
A história é simples e não tem nada de surreal: uma família vai passar férias em uma casa do lago e ao receber a visita de dois jovens psicopatas é submetida a um intenso jogo de tortura. Porém, o modo como foi dirigida por Michael Haneke, faz com que ao longo de todo o filme o espectador fique apreensivo e se surpreenda a cada morte. Aliás, o espectador não apenas assiste ao filme, mas é colocado como cúmplice dos assassinatos. É por isso que Funny Games fica no lugar mais alto do pódium desse Top 5.


Mesmo correndo o risco de ser linchado por não ter colocado Psycho, Rosemary's Baby e tantos outros filmes que eu amo (acreditem), esse é meu Top 5. Se vocês são insaciáveis e querem mais filmes de terror, o Lucas Kato lançou uma lista de 666 Filmes para você se divertir até o Halloween, que vale a pena conferir. Espero que vocês tenham gostado.

0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post