O glamour de Hollywood nos anos 30



0 comentários

A crise de 1929 refletiu muito na maneira de se vestir das mulheres dos anos trinta. Se na década anterior a euforia pelo fim da Primeira Guerra refletia em babados&bordados com formas retas, mostrados frequentemente na dança, a recessão dos anos trinta deu um novo significado à elegância. Os tecidos, cada vez mais caros, foram sendo substituídos por sintéticos, e as formas haviam mudado, já que durante a guerra, a mulher teve que se inserir no mercado de trabalho, pegando empregos e peças de roupa que antes eram essencialmente masculinas.



Diferentemente da época anterior, foi o cinema o maior difusor dessa nova moda dominante. Estrelas se vestiam com tecidos bem menos nobres, com cortes mais retos e masculinos, mas nem por isso menos elegantes. A simplificação proposta por Chanel e os aperfeiçoamentos de ajustes engenhosos de Vionnet (pensem em vestidos-sereia e peças que valorizavam o corpo feminino, gastando menos pano) ganharam os dois lados do atlântico nas costas de grandes atrizes, como Greta Garbo e Katherine Hepburn. É legal notar que os vestidos eram feitos em cores que não ficariam ‘apagadas’ no preto e branco, valorizando a forma.


Cada vez mais, revistas como a Photoplay, por exemplo, iam fundo nos guarda-roupas de astros e estrelas, ditando o que iria ser usado, e tiveram papel fundamental na democratização de peças que antes eram adornos da nobreza, escoando a produção, o que era necessário para a reestabilização da economia nos EUA. Inclusive, modelos elaborados para filmes passaram a ser produzidos em massa e vendidos, tamanho o apreço das mulheres pelo glamour de Hollywod.

"Nós, os costureiros, não podemos mais viver sem o cinema, assim como o cinema não pode viver sem nós. Confirmamos o instinto um do outro. - Lucien Lelong


Culminou a moda no cinema dos anos trinta o filme ...E o vento levou (1939), com o icônico vestido de cortina verde, símbolo máximo do reaproveitamento que era pregado na época, glamurizando o que antes era sinônimo de pobreza.




Outros filmes que não podem ficar de fora da lista dos figurinos incríveis são O Mágico de Oz (1939), Branca de Neve e os Sete Anões (1937) e Aconteceu Naquela Noite (1934).
Mais do que um período de recessão, os anos trinta refletiram uma mudança na sociedade, já desenhando os contornos da relação entre a moda e o cinema que se estenderia até a forma como a conhecemos hoje.


0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post