TOP 5: Filmes Musicais



0 comentários
Camila Calixto

    Esse é certamente um dos momentos mais difíceis da minha participação nesse projeto. Escolher apenas 5 filmes para representar o gênero que é, de longe, o meu preferido: o musical. E pior, ordenar entre esses 5 de qual eu gosto mais. Eu queria um top 10, um top 20 até, mas me contento com meu limite.
Preciso lembrar a todos que a escolha aqui foi inteiramente baseada na minha modesta opinião. Pessoal como esse post é também o meu amor pelo gênero. Sou dessas que sempre teve o sonho de sair cantando pela rua, rodando em postes e pulando como bailarinas enlouquecidas cantando na cara do ~meu amor~ todos os seus sentimentos. Não se preocupem, não vou fazer isso, mas o que vou fazer agora é deixar vocês com os escolhidos:



5º lugar: Chicago (2002, Chicago)

    Confesso que fiquei uma porção significativa da minha vida encarando a tela do computador, chegando até a colocar outro filme nessa colocação (sorry, Across the Universe), mas não teve jeito, Chicago me aperta mais o coração e me agrada mais aos ouvidos do que muitos outros. Quer dizer, eu poderia ficar dias assistindo incessantemente à performance de Cell Block Tango. Mr. Cellofhane então, pff.... história da minha vida - ok, dramaqueen. A trama se passa em, óbvio, Chicago e traz a Catherine Zeta-Jones e a Renné Zellweger como duas assassinas que se conhecem na prisão e acabam virando celebridades pelos crimes cometidos. E esse filme está no meu Top 5 por que... espera, você não leu o restante desse texto: assassinas; Chicago; celebridades; Zeta-Jones; Zellweger...  Está aí a explicação.




4º lugar: Amor, sublime amor (1961, West side story)

    Baseado na história de Romeu e Julieta, o filme é uma adaptação de uma peça teatral da Broadway de 1957. Assim como os pombinhos de Sheakspeare, Tony e Maria, protagonistas da trama, se apaixonam mas são impedidos de ficar juntos por pertencerem a gangues rivais (os Jets e os Sharks) da cidade de Nova York. Esse é um clássico que eu amo por que além da história ser ótima, ainda tem uns sotaques porto-riquenhos muito gracinhas. Recentemente, a história foi homenageada em uma readaptação num dos episódios da série norte americana Glee.




3º lugar: A Noviça Rebelde ( 1965, The Sound of music)

    Como resolver um problema como Maria?
    O clássico conta a história de Maria, uma freira contratada para ser governanta dos filhos de um oficial naval. Lutando contra a inicial resistência dos pequenos, a protagonista tenta conquistar o coração das crianças em meio a muitos dós, fás, rés... A Noviça rebelde é tão amor que você nem percebe os 174 minutos do filme passando e, quando vê, já está no finalzinho.
Dó é pena de alguém / Ré que anda para trás / Mi pronome que não tem
Agora, eu canto essa música e te pergunto: quem nunca cantou? Essa entre outras é a prova de que A Noviça Rebelde merece estar nesse Top 5.



2º lugar: Rocky Horror Picture Show (1975, Rocky Horror Picture Show)

    Esse é um dos musicais mais intrigantes e bem elaborados que eu já tive o prazer de assistir. Por muito tempo a voz do personagem interpretado por Tim Curry, o protagonista Frank N Furter, foi a única coisa que ressoava na minha cabeça. Não tem como não amar o mais doce travesti de toda a Transexual Transilvânia. E ainda, além de toda a safadeza sensualidade do personagem anfitrião, as demais atuações e as músicas são simplesmente incríveis. Na segunda temporada de Glee, os roteiristas também estragam homenageiam a obra. É por isso e por tudo que esse filme representa para o gênero que ele merece estar aqui, ó, do lado esquerdo do peito no segundo lugar.



1º lugar: O mágico de OZ (1939, The Wizard of OZ)

    O que dizer do filme que eu escolhi como favorito absoluto entre dezenas de outros filmes musicais que eu também amo? Só. Amor.
    O Mágico de Oz não é só o meu musical preferido, ele é um dos meus filmes preferidos, tem minhas músicas preferidas, uma das minhas histórias preferidas e até o meu cachorro preferido, o Totó. 
Desde sua chegada e de Totó em OZ até o início de sua longa jornada até a cidade Esmeralda. A jovem conhece o Leão, o Homem de Lata e o Espantalho que saem, todos com suas missões pessoais, em busca do mágico de OZ. A partir daí a amizade desses quatro percorre a aventura mais linda até a Cidade Esmeralda. Ele é meu filme preferido, além de toda a beleza estética e do ritmo da trama, pela sinceridade com que as músicas foram escritas e são cantadas no longa e por que, principalmente, assistir ao filme faz com que eu me sinta em casa.  

There's no place like home.




    Mas daí alguém lê o post e comenta: "O QUÊ? Cadê Grease, My Fair Lady, Singing in the Rain, Dancer in the Dark, West Side Story, Marry Poppins, Sweeney Todd, Cabaret, Across The Universe, Moulin Rouge, Fame, Hair, Mamma Mia, Haispray e tantos outros que eu tenho certeza que essa moça deve amar?"
     Os cinco listados aqui são apenas algumas das minhas coisas favoritas, eu amo muito mais








0 comentários:

Postar um comentário

newer post older post